Jardim América | Lopes Imóvel A

Jardim América

Jardim América

Projetado pelos ingleses Barry Parker e Raymond Unwin, o bairro foi o primeiro projeto imobiliário brasileiro baseado no modo Cidade Jardim. O projeto foi encomendado pela City of São Paulo Improvements and Freehold Company Limited, que fez um loteamento voltado para o público de alto poder aquisitivo, tendo sido, inicialmente, denominado de Villa América.

Essa experiência de urbanização tinha a preocupação de oferecer alta qualidade de vida aos moradores, por meio de residências instaladas em grandes terrenos ajardinados, dispostos em ruas arborizadas de traçado curvilíneo. Em virtude de seu inestimável valor paisagístico e em decorrência da sua especial localização, o bairro e a região dos Jardins foram tombados pelo CONDEPHAAT no ano de 1986.

O Jardim América é um dos bairros mais valorizados da capital paulista, sendo, sem dúvida, o mais caro da cidade. Foi retratado em diversos livros de arquitetura e história nacional de projeto urbano como monumento patrimonial. Atualmente, novas casas são construídas ou restauradas por investidores e arquitetos da moda, em sua maioria, projetos, assinados por ilustres nomes da arquitetura da atualidade como Isay Weinfeld, Arthur Casas e Dado Castello Branco, e outros.

Em seu território encontram-se os consulados chinês, espanhol, peruano, português, russo e uruguaio, o que demonstra o interesse, segurança e valorização da área.

Para homenagear a comunidade de moradores deste maravilho bairro, o Encontra São Paulo criou o Encontra Jardim América, guia exclusivo do bairro que, a cada semana, divulga novos pontos de comércio, lojas e prestadores de serviço, apresentando, ainda, informações sobre eventos, lazer e promoções nos arredores.